Neste post vamos falar da insulina e como este hormônio pode afetar de forma negativa a queima de gordura.
3ra Fator que impede a perda de peso – Níveis de insulina elevados
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, através das células beta. É a insulina que permite a entrada de glicose nas células para que seja transformada em energia. Este hormônio funciona como se fosse uma chave que abre as fechaduras das células do corpo, para que a glicose (açúcar no sangue) entre e seja usada para gerar energia. Ou seja, o hormônio ajuda a glicose a entrar nas células do corpo.
O acumulo de gordura na zona abdominal aumenta a possibilidade dos níveis de insulina estar desequilibrados, pois o acúmulo de gordura, especialmente abdominal (ou visceral), provoca uma deficiência no número de receptores presentes nas membranas das células, que permitem a transformação da glicose em energia. A diminuição destes receptores leva a uma situação conhecida como resistência à insulina, que implica o aumento de glicose circulando no sangue e leva ao risco maior de desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Em pacientes com resistência à insulina, em vez de o excesso de açúcar alimentar seus músculos ou se transformar em energia, o açúcar consumido fica armazenado como gordura, especialmente abdominal e ainda podendo levar esses pacientes a desenvolverem a diabetes mellitus tipo 2.
Níveis elevados de insulina impedem que as células de gorduras sejam usadas como fonte de energia, e, desta forma, torna-se impossível perder gorduras, fazendo com que a pessoa engorde cada vez mais, armazenando gordura a cada instante.
Controlar os níveis de insulina é promover o emagrecimento, quanto mais baixos esses níveis, maiores são as taxas de queima de gordura; as pessoas ficam com mais energia e mais disposição durante todo o dia.
Existem alguns alimentos e hábitos que podem controlar rapidamente os níveis de açúcar no sangue.
Espinafre, abacate, ovo, brócolis, amêndoa, chia, lentilha, proteínas magras (carnes vermelhas, frango, porco, peixe, soja).
Beber pelo menos oito copos de água por dia ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue por meio da urina.
Diminua o estresse. Quando se está estressado, o organismo libera glicose na corrente sanguínea como fonte de energia. Administrar o estresse pode ajudar a conter o aumento dos níveis de açúcar.
Pratique atividades físicas regulares, pois elas ajudam a queimar os açúcares.
Quando nos exercitamos, nossos músculos precisam de energia e usam as reservas de glicose do organismo, que são retiradas da corrente sanguínea.
As informações contidas neste artigo não têm a intenção de substituir uma orientação médica. Consulte seu médico para uma avaliação e acompanhamento quando se tratar de assuntos relacionados à sua saúde.
Quer receber mais dicas de emagrecimento saudável, vitalidade e rejuvenescimento, cuidados e bem-estar? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro!
Me Siga no Instagram!
@clinicanutrolife
Comentários estão desativados