O cansaço, falta de energia e disposição na rotina do dia a dia e no trabalho, indisposição para realizar atividade física e até mesmo para as atividade da vida social tem sido uma queixa comum no consultório e nem sempre essa fadiga quer dizer que você está precisando somente de um descanso, uma boa noite de sono. Existem outros fatores que podem e devem ser considerados, como os desequilíbrios clínicos decorrentes de carências nutricionais, desequilíbrios hormonais, infecções e doenças autoimunes. Neste post vamos falar sobre os principais fatores que podem causar o cansaço excessivo.

O declínio hormonal pode ocorrer em ambos os sexos e é mais comum nas mulheres no período do climatério e para os homens ocorre entre os 50 e 60 anos e quando a queda é acentuada pode gerar sintomas desagradáveis, dentre eles a sensação de fadiga e o cansaço. A queda de atividade dos neurotransmissores, como serotonina, dopamina e noradrenalina, indicando que o declínio hormonal pode ter ligação direta com a falta de energia e a sensação de fadiga. A reposição hormonal equilibra o correto funcionamento do sistema nervoso central. Outro Hormônio que influencia na falta de energia e causa sintomas de depressão, são os hormônios tireoidiano, que também devem ser avaliados neste processo, assim como a vitamina D que quando em deficiência é uma das prováveis causas do cansaço excessivo e sensação de desânimo.

O estresse libera quantidades altas de cortisol e adrenalina, hormônios que em altas doses prejudicam o funcionamento dos neurotransmissores que deixa os indivíduos ansiosos, irritados, com dificuldade de concentração e alteração do sono, diminui a queima de caloria, logo atrapalha a perda de peso, muda o ciclo da produção da melatonina e não deixa o indivíduo entrar no sono REM, período do sono responsável por restaurar a energia do corpo.

Definir as causas da fadiga e do cansaço é de extrema importância, e isso deve ser feito por meio de avaliação médica criteriosa.

Acesse nosso artigo – dieta anticortisol.

Quer receber mais dicas de emagrecimento saudável, vitalidade e rejuvenescimento, cuidados e bem-estar? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro!

Me Siga no Instagram!