SERIE – 4 Fatores pelos quais você não esta perdendo peso.

Neste post vamos falar de uma barreira que é responsável por estimular nosso apetite.

 

Parte 2 – 2do Factor que impede perder peso – Grelina em excesso.

O que é a Grelina? É o hormônio da fome, responsável por estimular o apetite.

Ela é produzida principalmente pelo estomago, mas também pelas células épsilon do pâncreas e pelo hipotálamo ou mesmo pelo intestino.

Quando o estômago fica vazio, intensifica a secreção da Grelina e é enviado uma informação ao cérebro; o mesmo recebe a mensagem e estimula a fome através da produção de Grelina. Quanto mais elevado for a produção, resultando em concentrações altas no sangue, maior será a sensação de fome. Quando nos alimentamos corretamente a secreção da Grelina cai e a sensação da fome passa.

Quando os alimentos passam do estômago para os intestinos há a liberação do hormônio PYY, que também age no cérebro, ativando o centro da saciedade, diminuindo a fome, porém isto muda de alimento para alimento. A ingestão de carboidratos simples, como a batata e os doces, é absorvida rapidamente antes que o intestino libere o hormônio PYY inibidor da fome. O excesso de carboidratos se transforma em gordura para ser armazenada e assim aumentar o tecido adiposo e causar ou intensificar o processo da obesidade. Já as proteínas e as gorduras, principalmente das carnes, passam mais rapidamente para os intestinos liberando logo o hormônio PYY e provocando mais rápida a sensação de saciedade.

Se você esta tendo mais fome à noite, querendo comer fora de hora, atacando a geladeira, seu nível de Grelina pode esta alto. Este hormônio trabalha diretamente na parte do cérebro que comanda a fome. Ativando a resposta do cérebro para alimentos altamente viciantes como doces e alimentos gordurosos e geralmente isto acontece no período da noite o que faz você ganhar mais peso.

Nível alto de Grelina parece que engorda independente do fato de comer mais ou não!

Perder peso é quase impossível quando os níveis de Grelina estão altos.

As informações contidas neste artigo não tem a intenção de substituir uma orientação médica. Consulte seu médico nutrólogo para uma avaliação e acompanhamento quando se tratar de assuntos relacionados à sua saúde.