Um estudo publicado no The Lancet, em 2012, estimou que a prevalência mundial de inatividade física em adultos era de 31,1%.

Períodos prolongados de inatividade física podem aumentar o risco de doenças crônicas, são comportamentos habituais que envolvem longos períodos na posição sentada, que demanda baixos níveis de gasto de energia. Isso pode influenciar a obesidade e outras doenças crônicas (diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares etc.).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 60% dos adultos não realizam as recomendações mínimas de atividade física para a prevenção de doenças.

A prática regular de atividade física ajuda a promover a boa saúde e a reduzir os riscos de doenças.

Qual intensidade e volume de atividade física são recomendados para ter benefícios à saúde?

Para adultos acima de 18 anos.

Realizar pelo menos 150 minutos por semana de atividade física aeróbica de intensidade moderada ou pelo menos 75 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa ou uma combinação equivalente de atividade de intensidade moderada e vigorosa.

Podemos ter benefícios adicionais para nossa saúde aumentando a atividade física aeróbica de intensidade moderada para 300 minutos por semana ou atividade física aeróbica de intensidade vigorosa para 150 minutos por semana.

Para pessoas acima de 65 anos.
Pessoas com problemas de mobilidade devem fazer atividade física que aprimore o equilíbrio (aulas que incluam ioga, tai chi chuan) pelo menos três vezes por semana.

Benefícios da atividade física:

  • Controlar o peso, quando associado a uma dieta equilibrada ou com redução de calorias,
  • Reduzir o risco de doenças coronarianas, AVC ( Acidente Vascular Cerebral), diminuir os níveis da pressão arterial e de colesterol.
  • Reduzir risco de diabetes tipo 2 e síndrome metabólica, além de controlar os níveis de glicose sanguíneas em portadores dessas doenças.
  • Reduzir o risco dos canceres de mama e cólon, e possivelmente os cânceres do endométrio e de pulmão.
  • Fortalecer ossos e músculos, reduzir o risco de fraturas de quadris e auxiliar no tratamento da artrite.
  • Melhorar o humor, a saúde mental e possivelmente o sono.
  • Melhorar a capacidade de fazer atividades cotidianas e prevenir quedas em idosos.
  • Aumentar as chances de viver mais tempo.

As informações contidas neste artigo não tem a intenção de substituir uma orientação médica. Consulte seu médico nutrólogo para uma avaliação e acompanhamento quando se tratar de assuntos relacionados à sua saúde.