Os Antioxidantes ajudam o organismo a combater a ação dos radicais livres, mas o que são radicais livres?

Os radicais livres são moléculas quimicamente instáveis que atacam nossas células e causam danos ao DNA. O acúmulo de danos dos radicais livres nas nossas células provoca o envelhecimento acelerado, doenças crônicas, podendo chegar a morte celular.
Quando somos mais jovens, as nossas células são protegidas dos radicais livres com uma substância chamada superóxido dismutase, ou SOD, que retarda as reações em cadeia dos radicais livres, mas à medida que envelhecemos essa proteção não funciona tão bem. Então, como vamos controlar os radicais livres e nós proteger à medida que envelhecemos?

Bom, existem dois tipos de radicais livres: Os Endógenos que são produzidos pelo nosso próprio organismo e os Exógeno que são originados a partir de fatores externos ao organismo, como:

– Poluição ambiental;
– Raios-X e radiação ultravioleta;
– Consumo de tabaco
– Álcool;
– Resíduos de pesticidas;
– Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, entre outros);
– Estresse;
– Maus hábitos alimentares, consumo excessivo de gorduras saturadas (frituras, etc).

O radical livre necessita encontrar outro para se ligar e ficar estável quando isso não acontece ele acaba atacando moléculas e células sadias, que, ao perderem o elétron que as mantinham estáveis, se transformam em novos radicais livres. Esse processo gera uma reação em cadeia, capaz de danificar inúmeras células, levando à morte célula.

Ao capturar o elétron dessas células, o radical livre atua como agente oxidante. O processo danifica a membrana e a estrutura da célula, podendo, em casos extremos, levar à morte celular. Para regular a ação dos radicais livres no organismo, existem os sistemas de defesa antioxidante. Como ativar este sistema de defesa antioxidante?

A Pratica de atividade física regular é uma boa estratégia, pois esta tende a ajudar o organismo na metabolização do oxigênio, reduzindo a produção de radicais livres.

Fazendo consumo de alimentos ricos em antioxidante isto constitui uma estratégia para combater o envelhecimento precoce causado pelo excesso de radicais livres no corpo.

A relação entre os antioxidantes e o emagrecimento esta na ação anti-inflamatória, ou seja, além de combater os radicais livres, diminuem a inflamação no corpo, e quanto menos inflamado o nosso organismo esta, ele responde melhor ao processo de emagrecimento.
Por esse motivo, para potencializar o emagrecimento, temos que aumentar o consumo de alimentos com ação antioxidante.

Felizmente, existem muitos antioxidantes disponíveis nos alimentos que comemos, e alguns desses alimentos contêm grandes quantidades de diferentes tipos de antioxidantes que protegem as células em uma variedade de maneiras. Os antioxidantes podem viajar por todo o corpo à procura de radicais livres e neutralizá-los antes que eles possam causar muitos danos a nossas células.

Aumente o consumo de antioxidantes para retardar o processo de envelhecimento e ajudar no controle do peso. Nos próximos artigos vamos ver poderosos antioxidantes para uma vida mais saudável.

As informações contidas neste artigo não tem a intenção de substituir uma orientação médica. Consulte seu médico nutrólogo para uma avaliação e acompanhamento quando se tratar de assuntos relacionados à sua saúde.