O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. Sua função é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.

O cortisol alto no sangue pode originar sintomas como perda de massa muscular, aumento de peso ou diminuição de testosterona e pode ser indicativo de problemas, como a Síndrome de Cushing, por exemplo. Já o cortisol baixo pode originar sintomas de depressão, cansaço ou fraqueza ou ser indicativo de problemas, como a Doença de Addison.

Este hormônio é produzido em resposta ao estresse, acelerando-o para que você esteja pronto para lutar ou fugir, o que é ótimo em situações perigosas ou de defesa pessoal; o problema é quando este estresse fica constante, fazendo parte da rotina, durante 24 horas por dia. Isso provoca elevação dos níveis de cortisol, que aumenta a gordura abdominal devido aos seguintes motivos:

– O excesso de cortisol aumenta a vontade de comer doces e carboidratos, o que pode levar você a comer demais e a sentir fome constantemente.

– O cortisol faz com que seu corpo quebre o tecido muscular para obter energia. Isso é realmente o pior que pode ocorrer para quem quer perder peso, pois quanto menos músculos você tiver, mais lento será seu metabolismo e mais peso você ganhará.

– Altos níveis de cortisol levam a uma porcentagem maior de gordura armazenada na área abdominal. E pior ainda, quanto mais gordura abdominal você tiver, mais cortisol produzirá em resposta ao estresse, o que leva ao armazenamento desse tipo de gordura.

Algumas mudanças na dieta são essenciais para ajudar a reduzir o excesso de cortisol em seu corpo, a seguir, vamos falar de alguns alimentos que podem reduzir os níveis de cortisol.

Alimentos ricos em fenilalanina
A fenilalanina é um aminoácido precursor da dopamina, que é um neurotransmissor que dá sensação de bem-estar, previne o estresse crônico que gera o cortisol e reduz os desejos de comer alimentos ricos em gordura e açúcar. Fontes de fenilalanina são: carnes, ovos, leite e derivados, amêndoas, amendoim, castanha-do-pará, avelã, pistache, soja, grão-de-bico, feijão, ervilha, lentilha.

Alimentos ricos em triptofano
O triptofano é um aminoácido precursor de serotonina que proporciona prazer e bem-estar, combate o estresse e, consequentemente, reduz o cortisol alto. Boas fontes de triptofano são: carne de frango, leite e produtos lácteos, ovo, abacate, couve-flor, ervilha, amendoim, amêndoa, castanha-de-caju.

Vitamina B5
Esse nutriente contribui para produção de serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que produz uma sensação de bem-estar, regula o sono e proporciona felicidade. Isso ajuda a combater a produção elevada de cortisol. Fontes de vitamina B5 são: carne de frango, fígado, farelo de trigo e de arroz, sementes de girassol, salmão, abacate.

Ômega 3
Ricas fontes de ácidos graxos ômega 3 podem reduzir os níveis de cortisol alto. Fontes de ômega 3 são: sardinha, salmão, arenque, sementes de chia e linhaça, nozes.

Vitamina C
Coma muitas frutas e vegetais ricos em vitamina C para evitar um nível de cortisol alto, Níveis baixos de vitamina C podem resultar em aumento do cortisol e um efeito maior de estresse. Alimentos ricos em vitamina C são: brócolis, frutas cítricas, morango e pimenta doce vermelha.

As informações contidas neste artigo não têm a intenção de substituir uma orientação médica. Consulte seu médico nutrólogo para uma avaliação e acompanhamento quando se tratar de assuntos relacionados à sua saúde.

Quer receber mais dicas de emagrecimento saudável, vitalidade e rejuvenescimento, cuidados e bem-estar? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro!

Me Siga no Instagram!